Vila da Macia, Mozambique
Centro de Reabilitação Nutricional para crianças com subnutrição dos 0-3 anos de idade

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

 
Saúde, Alimentação, Afecto vs HIV-SIDA, FOME, MISÉRIA

 *150 milhões de pessoas africanas não tem qualquer tipo de acesso a quantidade mínima de calorias diárias que devem ser consumidas.

* 23 milhões deles poderão morrer em decorrência da insuficiência dos nutrientes necessário para o organismo como a falta de potássio, ferro, vitamina, cálcio, proteína e muitos outros que são fundamentais.
 
* Milhares de pessoas morrem desnutridas e com HIV- SIDA

*África apresenta um gigante numero de pessoas subnutridas no qual lhe da a condição de pior país do mundo neste aspecto.

 Fonte :ONU

 
Em África a luta para encontrar um prato de comida é imensa e a partilha é grande entre as pessoas da comunidade, do mínimo que tem com outras pessoas que também vivem na miséria e nada têm para se alimentar. Assim, o pouco que se tem transforma-se em quase nada!

  “A escassez de alimentos na África provoca uma grande instabilidade política e desta maneira a fome é ao mesmo tempo a causa e a consequência da pobreza”, afirma James Morris, director-executivo do Programa Mundial de Alimentos da ONU.

 Moçambique é um dos países que apresenta esta realidade dia-a-dia e um dos países que mais sofre com esta dura realidade.
 O número de crianças subnutridas subirá cerca de 18% até o ano de 2020, de acordo com um relatório do Instituto Internacional de Pesquisa em Política de Alimentação.

  Assim, surge este projecto Centro de Reabilitação Nutricional PFUKA U FAMBA promovido pelo G.A.S.Porto em parceria com a Igreja Católica de Macia, localiza-se na Vila de Macia, Província de Gaza, a 145 Km da capital, Maputo- Moçambique.


 O PFUKA U FAMBA presta apoio a crianças em estado de subnutrição moderada, através do fornecimento de leite e outros géneros alimentares. Aposta ainda na capacitação das mães/cuidadores da criança, promovendo a educação para a saúde, pelo acompanhamento diário e formações mensais.
 A população alvo do projecto são crianças subnutridas com idade inferior a 3 anos,com subnutrição moderada (por: morte materna precoce, mães seropositivas impossibilitadas de amamentar por indicação médica, ou produção insuficiente/ausente de leite materno) encaminhadas pelo Centro de Saúde.
 Mensalmente o PFUKA U FAMBA acolhe cerca de 20 crianças.
 No Centro têm a possibilidade de usufruir de três refeições, banho e um espaço de lazer e estímulo das suas capacidades que, devido à subnutrição, ficam bastante limitadas.
 

 Contribua com o seu voto nesta causa,para podemos dar algo mais a estas crianças.
Para votar, por favor, siga este link : http://www.causassuperiores.com/?p=causa&id=2

 
Kanimambo!

 


Sem comentários:

Enviar um comentário