Vila da Macia, Mozambique
Centro de Reabilitação Nutricional para crianças com subnutrição dos 0-3 anos de idade

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

História do Pfuka U Famba


O Centro de Reabilitação Nutricional da Vila de Macia – Pfuka U Famba localiza-se na Vila de Macia, Província de Gaza, a 145 Km da capital, Maputo - Moçambique. O nome Pfuka U Famba provém do dialecto local Changana que significa “levanta e anda”, recordando as palavras dos apóstolos Pedro e João quando Jesus cura um paralítico.


Com a guerra em 1992, muitas crianças estavam órfãs, abandonadas e doentes, nesse momento os missionários argentinos, em conjunto com a população local, procuraram ajudar a comunidade fornecendo apoio nutricional às crianças com necessidades, dos 0 aos 3 anos de idade.

O Centro começou inicialmente nas instalações da Casa Missionária da Vila de Macia, mas com o aumento do número de crianças que lá recorriam, iniciou-se a construção de um edifício modesto com a ajuda da Caritas Alemã. Assim, o centro pode albergar um maior número de crianças e permitir o internamento das mesmas em casos de subnutrição severa.

A Argentina continuou a suportar o apoio prestado ao centro, chegando a passar pelo centro cerca de 300 crianças por mês. Contudo, em 2003 com a crise económica o centro deixou de receber fundos acabando por fechar.

Sem comentários:

Enviar um comentário